segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Almôndegas de frango light com esparguete ao molho de tomate caseiro

Adoro tomate e já é amplamente reconhecido as suas fantásticas propriedades nutricionais. É rico em antioxidantes, em vitaminas C e K e em licopeno, entre outros. Ajuda a prevenir várias doenças como diversos cancros (nomeadamente, do pâncreas e da próstata), diabetes, hipercolesterolémia, doenças cardíacas,...
Devo dizer que sou mesmo fã do tomate, porque adoro o sabor e reconheço os seus diversos benefícios para a saúde. Como praticamente todos os dias!
Para acompanhar uma boa esparguete, ou outro tipo de massa, acho que não há melhor molho que o de tomate. No entanto, não confio nos molhos que se vendem nos supermercados, porque estão cheios de conservantes e não são nada saudáveis. Por isso, prefiro sempre fazer o meu molho de tomate caseiro, e confesso que aprecio muito mais o sabor do meu molho que os pré-confecionados.

Para o jantar, hoje fiz esparguete com molho de tomate caseiro e acompanhei o prato com almôndegas de frango. Prefiro sempre o frango, o perú e as outras aves e carnes magras, a carnes mais gordurentas e vermelhas. No entanto, reconheço que não é prudente (de todo!) abulir completamente as carnes vermelhas da dieta, porque são das principais fontes de ferro. Por isso, tento comer uma vez por semana carne vermelha.
Para além de preferir frango para fazer as almôndegas, prefiro fazê-las da maneira mais saudável e menos calórica possível, o que, para mim, significa não acrescentar doses de óleo, ou pão ralado, ou manteiga,... Opto sempre por fazê-las apenas com carne, cebola, alho e uma clara de ovo, apenas para ajudar a "unir" o preparado.
Fica aqui, então, a minha primeira receita publicada no blog. Devo dizer que gostei muito do resultado final e cá em casa todos aprovaram!

Ingredientes para 5/6 pessoas:

Para as almôndegas:

600 gramas de peito de frango
1 cebola
2 claras de ovos de galinha médios
2 alhos
Sal e pimenta preta moída

Para o molho de tomate:

8 tomates maduros
2 cebolas
Pimenta preta moída, sal, manjericão, orégãos, coentros, folhas de louro



Modo de preparação:

Para as almôndegas:

Pica-se a carne, depois de retirada toda a gordura. Tempera-se com sal e pimenta preta a gosto.
Á parte, pica-se a cebola e os dois alhos e mistura-se com as claras de ovo. No final, juntam-se os dois preparados e envolve-se tudo muito bem.
Da "pasta" resultante, faz-se bolinhas com as mãos, do tamanho que se quiser, e numa forma untada (usei creme vegetal de soja light) leva-se a forno pré-aquecido, em 180º, durante cerca de 30 minutos.

Para o molho de tomate:

Para uma cebola deve-se utilizar 4 tomates, por isso, como utilizei 8 tomates, utilizei 2 cebolas.
Primeiramente, tem que se retirar as peles e as sementes do tomates. Para facilitar esse processo, utilizo uma simples técnica em que levo os tomates a ferver, por cerca de 5 minutinhos, depois de ter feito um golpe em cruz em cada um. No final da cozedura, torna-se extremamente fácil de retirar a pele do tomate, até parece que sai sozinha!
Numa grande panela, junto as duas cebolas picadas e os tomates já sem pele e sementes, e em lume baixo, deixo cozer por cerca de 10 minutos. Vai-se libertar imensa água e o tomate vai ficar com uma consistência extremamente macia. Nessa altura, retira-se do lume e com uma varinhas mágica, rala-se tudo muito bem até ficar com uma consistência uniforme.
Leva-se, então, novamente a lume baixo, temperando-se com sal, manjericão, orégãos, coentros, pimenta preta moída e acrescentando 2 folhas de louro para realçar o sabor. Depois, deixa-se a cozer durante cerca de 15 minutos e está pronto.
No final, é só à juntar a esparguete cozida e o resultado é fantástico!





Sem comentários:

Enviar um comentário